quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Olhar Estrangeiro

O Brasil na Indústria Cultural

Esse documentário de Lucia Murat foi baseado no romance “O Brasil dos Gringos”, de Tunico Amâncio.

O documentário fala sobre a visão disseminada pela indústria cultural a respeito do Brasil por todo o mundo. Discorre sobre os vários clichês que são repetidos à exaustão e sobre muitas falhas de roteiro em filmes com foco no Brasil. A documentarista entrevistou os diretores responsáveis pela criação desses filmes.

As falhas mais marcantes são o idioma, que muitas vezes é substituído pelo espanhol, o mito de que as mulheres fazem topless em Copacabana, a existência de uma princesa na Amazônia, e um casamento bizarro realizado no Rio. Quando a documentarista interrogou o cineasta a respeito do casamento cheio de rituais tribais e espetáculos ele respondeu que o casamento tinha erros porque ele nunca tinha visto um casamento brasileiro de verdade.

No entanto, a maioria dos clichês que nos perseguem são incentivados por nós e até mesmo verdadeiros. Faz parte da nossa cultura a exaltação do corpo e o exagero na exibição da nudez feminina.

Esse fato não foi abordado no documentário, mas a maioria de nossos próprios filmes passa a imagem de que vivemos em um país cheio de prostituição, violência, drogas, marginalidade, promiscuidade, ignorância, pobreza e assim por diante. Entre a realidade vergonhosa mostrada em nossos filmes e o paraíso de sexo e impunidade descrito nos filmes estrangeiros eu não reconheço o mundo em que vivo em nenhum dos dois casos. Bem, talvez seja eu que não conheça o meu país.

Nenhum comentário: