Uma Aula de retórica.
O filme dirigido por Jason Reitman conta a história de um lobista que tem a difícil missão de defender a indústria do cigarro. A questão principal nesse filme, no entanto, não é defender ou questionar os efeitos do tabaco, mas sim tratar da ética na comunicação de massa.
O personagem Nick Naylor vivido por Aaron Eckhart defende sua profissão explicando que assim como as pessoas têm direito a um advogado, toda e qualquer empresa tem direito a uma comunicação que defenda seu ponto de vista.
Para mim, o ponto alto do filme é a aula de retórica que o personagem de Nick dá ao seu filho. A idéia era que ele defenderia o sorvete sabor chocolate enquanto o garoto defenderia o de baunilha. Depois dos primeiros argumentos do menino, Nick interrompe dizendo que os dois sorvetes são importantes porque as pessoas devem ter direito a escolher entre vários sabores. O garoto fica confuso e contesta:
-Mas você não falou que o seu sorvete é o melhor.
E ele responde:
-Meu ponto não é provar que o meu sorvete é melhor que o seu e sim provar que o seu sorvete não é melhor que o meu. Se eu convencer que o seu sorvete não é melhor que o meu eu ganho o debate.
- Mas você não me convenceu - disse o menino.
-Não é você que eu devo convencer - responde Nick apontando para a multidão de anônimos que passava. - eu devo convencer a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário